Na maioria dos cursos online e à distância, os professores sempre pedem para você compartilhar o projeto ou exercícios na plataforma ou grupo. Mas porque se expor se não é obrigatório?
Há algumas vantagens em compartilhar, tanto para você como para os outros. A primeira delas é perder a vergonha de se expor e o medo da crítica, caso seja uma pessoa perfeccionista ou que acha que tem que acertar tudo da primeira vez.
Esse artigo pode conter links de indicação ou afiliação.
Eu fui ensinada que não se deve mostrar nada a terceiros até que esteja no mínimo muito bom. É como se a gente tivesse a obrigação de fazer tudo perfeito, de ser sempre perfeita. Tipo o Harry Potter que não sabia nem que era bruxo, mas a primeira vez que voou em uma vassoura, já era mais escroto que o Tom Cruise em Top Gun.
Algumas coisas podem não estar prontas para serem mostradas, ou você pronta para lidar com uma reação fria/negativa. Porém, na maioria das vezes, o que impede de exibir o trabalho feito, independentemente da qualidade, é a vergonha e o medo.
Aos poucos vou me acostumando a me expor. Não gosto de postar em grupos de WhatsApp ou webinars, mas em plataformas e aqui no blog, eu coloco sem me preocupar se é ‘lixo’ ou não.
Postar exercícios e projetos também traz a possibilidade de feedback. Em plataformas como o Skillshare, os professores são positivos, pois não vão arriscar perder novos alunos com críticas duras aos anteriores. Qualquer correção é dita com cuidado e sempre tem uma motivaçãozinha junto. Nada profundo, mas massageia o ego 🙌.
Outra coisa que acontece comigo é que, quando estou disposta a postar o projeto final, aumentam as possibilidades de assistir a todo o curso e fazer efetivamente os exercícios. Se, por algum motivo, já decido no começo que não vou postar, arrasto o curso e nem assisto a todas as lições.
Também acho muito útil ver projetos de outros alunos, ajuda a decidir se um curso pode ser legal para mim ou não. Geralmente, se só tem projeto ‘fera’, considero muito avançado para o meu nível; mas pelo menos alguns trabalhos ‘medonhozinhos’ já me encorajam.
Por fim, os projetos e exercícios também ajudam os professores de duas maneiras. A primeira delas é de forma direta. Em plataformas como o Skillshare, por exemplo, quanto mais projetos postados, mais o curso se destaca. A segunda forma é porque dá feedback. Os exercícios e projetos podem mostrar pontos de dificuldades dos alunos e fraquezas no curso, apontando para o professor onde deve ser melhorado.
Expondo ou não o resultado final, é essencial para o aprendizado que os exercícios sejam feitos. Se você quer guardar só para si, tudo bem. Mas não se engane que vai saber fazer alguma coisa só assistindo aula, porque não vai. Assistir sem praticar é pura perda de tempo.
E se houver uma vontadezinha de mostrar seu trabalho, não se restrinja por medo ou vergonha, você só tem a ganhar.